segunda-feira, 16 de junho de 2025

A IMPORTÂNCIA DO RETORNO AO APÓS ADQUIRIR UMA DEFICIÊNCIA


A retomada da história profissional  para  pessoas com deficiência adquirida representa a reafirmação da própria capacidade ao  interagir com outras pessoas, voltar a sentir que você pode ser útil e  a sensação de  que a vida continua.

Entretanto, o o retorno ao trabalho inicialmente é desafiante por ter que lidar com as suas limitações e, principalmente, com as  propiciadas pelo ambiente  como: o problema da falta de acessibilidade e o capacitismo imposto  por alguns indivíduos que muitas vezes impedem você de  fazer o que gosta  tirando  a sensação da importância sua capacidade contribuição útil  para a sociedade de ajudar outras pessoas e ver resultados seus resultados  oriundos da sua identidade profissional a partir de ações variadas pelos mais diversos meios e caminhos possíveis.

Logo, apesar  dos  obstáculos  da cultura  capacitista e da falta  de  empatia  presente em muitos  indivíduos o retorno  ao  trabalho  faz bem emocionalmente  e socialmente  para  a pessoa  que  adquiriu um deficiência.

domingo, 15 de junho de 2025

PROFESSOR READAPTADO : A NOVA REALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR E A PRESERVAÇÃO DOS SEUS DIREITOS

Imagem Internet 


Muitos  professores  por causa das mais  diversas enfermidades  estão precisando usar  o instrumento legal  da readaptação   profissional para preservação  da sua sobrevivência  econômica  e  autoestima. Com  a readaptação  o  professor  irá conviver  com  o inesperado  precisando  ter  resiliência e conhecimento  dos  seus  direitos para  não  ser prejudicado  no futuro.

A resiliência  é  necessária, porque muitas  vezes o (a) professor (a) será direcionado  para  exercer  funções  não  a fins a  sua formação  profissional mesmo  que  legalmente o seu direito  é  exercer   funções que  correspondam a  sua fomação  educacional  e  à profissão  que exerceu ao longo  da sua  vida. Então,  o professor  depois  de anos com uma  carreira consolidada e lutando  para retomar  a exercer o seu labor terá  que  enfrentar as desconfianças de seus pares e gestores acerca da sua condição de saúde e da sua atuação profissional na escola.

Moralmente  o  discurso  de  inclusão  social  através  da educação inclusiva das  pessoas  com  deficiência é  destruído pela  prática institucional  do capacitismo velado exposto nas  atitudes  em relação  ao  professor  readaptado.

É importante  ressaltar  também  que, legalmente para  a preservação  dos  seus  direitos  existe  a determinação de que  o professor deve  desempenhar  “funções de magistério” .  incluindo não só a docência, mas também funções de direção escolar, coordenação e assessoramento pedagógico, desde que exercidas dentro das escolas.

Diante  disso, não  podemos permitir o desrespeito  a  nossa  formação, nem  a  nossa  identidade  profissional como  se fosse  um  favor   a nossa  readaptação  e, além  disso, também  temos  que tomar  cuidados para  não perdermos  os direitos que  temos pelo  exercício  do magistério ao longo  da  vida.



INCLUSÃO? QUAL INCLUSÃO?


 

sexta-feira, 13 de junho de 2025

A MINHA EXPERIÊNCIA APÓS ADQUIRIR UMA DEFICIÊNCIA FÍSICA

 



Ao adquirir  uma  deficiência  física  em decorrência  de  um  AVC  Hemorrágico, comecei  a ter experiências de capacitismo  no âmbito, a profissional a luta  contra  a  minha  invalidação  por terceiros o que precisou buscar bater de frente com essas pessoas que não aceitavam o laudo médico do especialista da área neurológica que  determinava  a minha  capacidade  clínica  de   exercer atividades profissionais, so assim consegui retornarar  ao ambiente  de  trabalho  e passei a constato diariamente que  ao ser colocado em uma função  que  não  respeita  a minha  formação  e nem o que  é determinado  por  lei tive  o choque  de como  é presente o capacitismo  na educação,em uma época  da história da  humanidade que  tanto  falam  em educação  inclusiva  e na construção  de um mundo inclusivo.


Além  disso,  escola  sem acessibilidade  arquitetônica  adequada,   faltando  rampa  para o acesso  em alguns  ambientes,algumas  fora do padrão  que  possam permitir  a segurança  e  autonomia    da  pessoa  com  deficiência, Banheiro para  PCDs  com barras  apresentando  defeito  e   também  com ausência  em um  lado que  auxiliaria melhor   na mobilidade  da pessoa  com  deficiência.

É possível perceber  a presença  do  capacitismo  de forma velada,  provavelmente,  pela  falta  de  conhecimento  daqueles  que  deviam  desenvolver  ações  de conscientização  e  práticas  de  inclusão . Já, no meu caso  pode  ser  possível  a realidade  que  vivo , atualmente, pelo fato  de  ao longo  dos  23 anos  de vínculo  empregatício, através  de  concurso  público, sempre  tive  a minha  trajetória  marcada  pela  luta  pelos  meus  direitos e continuo  fazendo  porque  conheço  na  legislação  brasileira,  sei que  não  é  favor , nem  caridade  respeitar  os direitos  das  pessoas  com  deficiência  e  nunca  deixei de  lutar  pelo  que  acredito  ser  certo   para  agradar  políticos  ou outras  pessoas.


Então, de acordo com a minha visão após adquirir uma deficiência física, percebo que  precisamos  acompanhar  e cobrar  o que  determina  a legislação  brasileira  de inclusão  das  pessoas  com deficiência  na prática para que o processo de inclusão plena de todos em nossa sociedade aconteça  de fato.





A LUTA INVISÍVEL CONTRA O CAPACITISMO

  Arte  : chatgpt  Sofri um AVC Hemorrágico aos 42 anos de idade, adquiri hemiparesia espástica do lado esquerdo e comecei a enfrentar o cap...