Jornal da TV Cultura
terça-feira, 17 de junho de 2025
segunda-feira, 16 de junho de 2025
A IMPORTÂNCIA DO RETORNO AO APÓS ADQUIRIR UMA DEFICIÊNCIA
A retomada da história profissional para pessoas com deficiência adquirida representa a reafirmação da própria capacidade ao interagir com outras pessoas, voltar a sentir que você pode ser útil e a sensação de que a vida continua.
Entretanto, o o retorno ao trabalho inicialmente é desafiante por ter que lidar com as suas limitações e, principalmente, com as propiciadas pelo ambiente como: o problema da falta de acessibilidade e o capacitismo imposto por alguns indivíduos que muitas vezes impedem você de fazer o que gosta tirando a sensação da importância sua capacidade contribuição útil para a sociedade de ajudar outras pessoas e ver resultados seus resultados oriundos da sua identidade profissional a partir de ações variadas pelos mais diversos meios e caminhos possíveis.
Logo, apesar dos obstáculos da cultura capacitista e da falta de empatia presente em muitos indivíduos o retorno ao trabalho faz bem emocionalmente e socialmente para a pessoa que adquiriu um deficiência.
domingo, 15 de junho de 2025
PROFESSOR READAPTADO : A NOVA REALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR E A PRESERVAÇÃO DOS SEUS DIREITOS
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Imagem Internet |
Muitos professores por causa das mais diversas enfermidades estão precisando usar o instrumento legal da readaptação profissional para preservação da sua sobrevivência econômica e autoestima. Com a readaptação o professor irá conviver com o inesperado precisando ter resiliência e conhecimento dos seus direitos para não ser prejudicado no futuro.
A resiliência é necessária, porque muitas vezes o (a) professor (a) será direcionado para exercer funções não a fins a sua formação profissional mesmo que legalmente o seu direito é exercer funções que correspondam a sua fomação educacional e à profissão que exerceu ao longo da sua vida. Então, o professor depois de anos com uma carreira consolidada e lutando para retomar a exercer o seu labor terá que enfrentar as desconfianças de seus pares e gestores acerca da sua condição de saúde e da sua atuação profissional na escola.
Moralmente o discurso de inclusão social através da educação inclusiva das pessoas com deficiência é destruído pela prática institucional do capacitismo velado exposto nas atitudes em relação ao professor readaptado.
É importante ressaltar também que, legalmente para a preservação dos seus direitos existe a determinação de que o professor deve desempenhar “funções de magistério” . incluindo não só a docência, mas também funções de direção escolar, coordenação e assessoramento pedagógico, desde que exercidas dentro das escolas.
sexta-feira, 13 de junho de 2025
A MINHA EXPERIÊNCIA APÓS ADQUIRIR UMA DEFICIÊNCIA FÍSICA
Ao adquirir uma deficiência física em decorrência de um AVC Hemorrágico, comecei a ter experiências de capacitismo no âmbito, a profissional a luta contra a minha invalidação por terceiros o que precisou buscar bater de frente com essas pessoas que não aceitavam o laudo médico do especialista da área neurológica que determinava a minha capacidade clínica de exercer atividades profissionais, so assim consegui retornarar ao ambiente de trabalho e passei a constato diariamente que ao ser colocado em uma função que não respeita a minha formação e nem o que é determinado por lei tive o choque de como é presente o capacitismo na educação,em uma época da história da humanidade que tanto falam em educação inclusiva e na construção de um mundo inclusivo.
Além disso, escola sem acessibilidade arquitetônica adequada, faltando rampa para o acesso em alguns ambientes,algumas fora do padrão que possam permitir a segurança e autonomia da pessoa com deficiência, Banheiro para PCDs com barras apresentando defeito e também com ausência em um lado que auxiliaria melhor na mobilidade da pessoa com deficiência.
É possível perceber a presença do capacitismo de forma velada, provavelmente, pela falta de conhecimento daqueles que deviam desenvolver ações de conscientização e práticas de inclusão . Já, no meu caso pode ser possível a realidade que vivo , atualmente, pelo fato de ao longo dos 23 anos de vínculo empregatício, através de concurso público, sempre tive a minha trajetória marcada pela luta pelos meus direitos e continuo fazendo porque conheço na legislação brasileira, sei que não é favor , nem caridade respeitar os direitos das pessoas com deficiência e nunca deixei de lutar pelo que acredito ser certo para agradar políticos ou outras pessoas.
Então, de acordo com a minha visão após adquirir uma deficiência física, percebo que precisamos acompanhar e cobrar o que determina a legislação brasileira de inclusão das pessoas com deficiência na prática para que o processo de inclusão plena de todos em nossa sociedade aconteça de fato.
terça-feira, 3 de junho de 2025
O AMBIENTE ESCOLAR NÃO É INCLUSIVO PLENAMENTE
- Investimento insuficiente na infraestrutura das escolas e na aquisição de recursos pedagógicos acessíveis;
- Número reduzido de professores e outros profissionais com formação em Educação Especial ou temáticas de inclusão;
- Inacessibilidade na comunicação e informação e situações capacitistas ;
- Profissionais com deficiência integrados e não inclusos
Sobre a questão dos professores é igualmente importante refletir sobre as condições de trabalho dos docentes que enfrentam uma série de barreiras, desde a falta de infraestrutura , o capacitismo e até a ausência de políticas públicas que garantam de fato a sua inclusão. É comum o professor ser desviados de sua função ou até mesmo afastado ao atestar uma deficiência.
Diante disso, o desenvolvimento de uma educação inclusiva fica fragilizada ao mostrar que o ambiente escolar não é verdadeiramente inclusivo, porque não respeita e nem valoriza a diversidade plenamente na prática.
A INCLUSÃO NÃO EXISTE SEM A ACESSIBILIDADE
A sociedade insiste que a pessoa com deficiência deve participar plenamente: trabalhar, frequentar espaços públicos, estudar. Porém, na prática, não implementa condições reais para que isso aconteça. Restaurantes sem acessibilidade, vagas de estacionamento indevidamente ocupadas, pessoas sem deficiência que usam os banheiros das pessoas com deficiência, calçadas desniveladas escolas públicas despreparadas e empresas que não se adaptam são barreiras constantes.
A LUTA INVISÍVEL CONTRA O CAPACITISMO
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