Postagens

CONVIVER COM AS DIFERENÇAS

Imagem
A pessoa que se arrisca à experiência não é aquela que “tolera” o outro, que tem uma deficiência, como se fosse magnânima porque tolera, como se fosse uma enorme concessão que se expressa pela condescendência. Como acontece com tantos ao considerar que já é uma grande coisa cumprimentar com um sorriso a pessoa com deficiência que trabalha na mesma sala por determinação legal. Ou quando reclamam que o “deficiente” não é simpático, já que deveria estar eternamente agradecido e subserviente porque lhe concederam um lugar, ainda que num canto. Quem faz o mundo dar um passo à frente são aqueles que percebem que a experiência de viver se amplia ao conviver com as diferenças. Que veem diversidade e riqueza onde outros veem inferioridade e fracasso. (BRUM, 2016)

PCDS PRECISAM COBRAR OS SEUS DIREITOS

Imagem
 Cabe às pessoas com  deficiência alertar e sensibilizar a sociedade para as suas limitações e reivindicar direitos e políticas públicas que priorizem a inclusão e a acessibilidade porque este é um dever do Estado.

A REALIDADE COM A DEFICIÊNCIA

Imagem
   É   importante  reconhecer  a nova  realidade  que  a deficiência provoca,  tais  como:  Altera a realidade social; Altera a forma de viver; Aparência;  Dificuldades que em alguns momentos da vida que  dificultam a acessibilidade aos ambientes e ascensão  profissional.  Diante do  exposto  é  preciso  que  as pessoas  com  deficiência busque  informações,  conhecimento dos  seus  direitos e o fortalecimento  interior para  superar as barreiras existentes  e  impostas pela sociedade em todas  as  esferas.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CUIDADORES

Imagem
  Imagem da Internet  Os CADs são profissionais que auxiliam estudantes com deficiência a realizarem tarefas básicas, como se alimentarem, locomoverem e realizarem a higiene íntima  bucal  e também facilitando o trabalho dos(as professores(as)e da equipe multidisciplinar. Em decorrência  disso  é  importante que sejam submetidos(as) às capacitações em várias áreas do conhecimento, que possibilitam a eles contribuírem para que o aluno conquiste autonomia e os permitam  conviver com situações de socialização, desafios e descobertas. Nesse  sentido  é importante  reconhecer  a importância  deste  profissional  e  o trabalho  que    presencio  in loco  de excelentes  profissionais  e  também  as capacitações   constantemente desenvolvidas pela  rede  municipal  de  ensino  de Guarabira/PB.

PcD no mercado de trabalho

Imagem
 INCLUSÃO 

Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA)

Imagem
Conheça um modelo prático para tornar as aulas mais inclusivas O  Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA)  tem o objetivo de ampliar as oportunidades de desenvolvimento de cada estudante. Para isso, os professores oferecem diversas formas de contato e interação com o conteúdo a ser ensinado, permitindo que pessoas que aprendem de formas diferentes consigam assimilá-lo. Por exemplo: será que a lousa, o livro e a fala do professor, presentes nas aulas mais tradicionais, são acessíveis a todos? Se pensarmos em alunos com deficiências visuais, auditivas e intelectuais fica fácil responder que não. Mas mesmo estudantes que não têm deficiências podem não se dar bem com esses formatos e apresentar dificuldades na aprendizagem. Para aplicar o DUA, os professores precisam ter em mente, desde o planejamento, três princípios: Apresentação do conteúdo:  ele precisa estar em diversos formatos, como áudio, vídeo e imagens. Nesse aspecto, o professor pode contar com a ajuda de soluç...

Educação Inclusiva nos Anos Finais: principais desafios e caminhos para superá-los

Imagem
 Lacunas na formação docente, falta de apoio especializado e menos tempo dos professores em sala de aula são obstáculos para uma Educação que atenda a todos Por Dimítria Coutinho 02/10/2023Agoniante”. É assim que Miriele Maldonado, professora de Matemática do 7º ano na EE Residencial Bordon, em Sumaré (SP), define a sensação de querer ensinar seus alunos com deficiência, mas não dispor das melhores estratégias para garantir uma Educação Inclusiva. “Quando você está se formando e mesmo depois, a capacitação oferecida no curso superior e pela própria rede de ensino não é suficiente para que tenhamos uma boa base de trabalho. Na prática, tudo é pautado em tentativas e erros de estratégias, pois cada aluno tem suas particularidades”, comenta a professora. Miriele não está sozinha. De acordo com a pesquisa “Inclusão na Educação”, realizada pela NOVA ESCOLA em fevereiro de 2023, que entrevistou 4.745 educadores em todo o Brasil, quatro em cada 10 afirmam não receber orientação especializ...