segunda-feira, 2 de setembro de 2024

ELEIÇÕES 2024: É A HORA DE COLOCAR EM PAUTA O PROBLEMA DA MOBILIDADE URBANA DE PcDs

 



Agora é o momento da sociedade verificar e cobrar dos políticos compromisso e ações reais para adequações favoráveis de equipamentos urbanos ou mesmo a criação de:

- Faixas com travessia elevada;

- Semáforos sonoros;

- Instalação de rampas;

- Fiscalização para o cumprimento da legislação  em vigor

Assim, seria a forma de viabilizar os direitos de acessibilidade  para as PcDs na esfera urbanística funcionando como mecanismo de inclusão social desse grupo, além de servir de ponte para o acesso a outros direitos fundamentais, como a própria liberdade de locomoção e/ou a liberdade de profissão. 

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

OS PREFEITÁVEIS PODERIAM EM SEUS MUNICÍPIOS COPIAR A JORNADA DE IMPACTO QUE É REALIZADA PELAS AÇÕES DA ASID BRASIL




Acredito que é interessante copiar ações e modelos administrativos que venham beneficiar a população em qualquer nível dos poderes constituídos. Então, durante algumas pesquisas constatei a importância e o sucesso   do que é realizado pela ASID Brasil para inclusão de PcDs, impactando positivamente pelas sua ações a vida da pessoas. Como veremos a seguir

A ASID Brasil é uma plataforma de soluções para inclusão socioeconômica da pessoa com deficiência. Por meio de suas ações, idealiza, executa e dissemina projetos de desenvolvimento social em todo território nacional. Suas soluções criam oportunidades para pessoas com deficiência e seu núcleo familiar, além de incentivar novas tecnologias sociais. 

O objetivo do Jornada de Impacto é desenvolver uma trilha de inclusão, qualificando pessoas com deficiência tanto no âmbito técnico quanto no comportamental, para que estejam mais aptas a dar os próximos passos e gerir suas carreiras. Em paralelo, o projeto sensibiliza lideranças e equipes para receber e investir no desenvolvimento desses colaboradores. Com isso, o projeto promove as empresas e a comunidade, de forma acessível.

"A ASID é um ponto de conexão entre o terceiro setor, empresas e pessoas. Geramos oportunidades e conectamos empresas com pessoas com deficiência”, destaca Caroline Ferronato, diretora de projetos da ASID Brasil.

É SEMPRE POSITIVO COPIAR BONS EXEMPLOS E PRÁTICAS!!!!

fonte: https://asidbrasil.org.br/

A INCLUSÃO DE PROFISSIONAIS PcDs NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

 



 Apesar das leis e  as práticas voltadas para o desenvolvimento da educação inclusiva, no que refere-se a inclusão de profissionais com deficiência na educação, a nível nacional,  o capacitismo é presente, porque   a inclusão de PcDs é pouco aceita, e quando é admitida é tratada com indiferença porque dá trabalho adaptar espaços, conscientizar os profissionais envolvidos na educação e os demais alunos, os gestores, a equipe pedagógica, as famílias, etc. Faltam muitas coisas para que haja uma pluralidade que aceite as pessoas com deficiência em qualquer ambiente. Embora, o ambiente escolar tenha como marca ser um espaço de diversidade, muito precisa ser feito.

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

O PLANO DE GOVERNO DE LEA TOSCANO É HUMANITÁRIO E COM OLHAR PARA O DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO DE GUARABIRA-PB

 


 Até  a última  sexta-feira(23/8/2024)  o único  plano  de  governo  apresentado é  o da candidata  Léa Toscano(União Brasil),  ao  ter  acesso  verifiquei  os  seguintes  pontos:

- A PRIORIDADE DE IMPLANTAR POLÍTICAS DE INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA QUESTÃO DA ACESSIBILIDADE FÍSICA, NA EDUCAÇÃO E AÇÕES QUE SERÃO VOLTADAS COM PACERIAS COM O SETOR PRIVADO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA REDE DE APOIO QUE POSSIBILITE A INCLUSÃO DE FORMA EFETIVA DESTE SEGMENTO DA SOCIEDADE;

-NA EDUCAÇÃO, UMA POLÍTICA  DE VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES BUSCANDO MELHORIAS NO PCCRS DA CATEGORIA DO MAGISTÉRIO, O CUIDADO COM O APRENDIZADO E A SAÚDE DOS ESTUDANTES, MELHORIAS ESTRUTURAIS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS, A IMPLANTAÇÃO DE ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL E CAPACITAÇÕES VOLTADAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ATUALIZADAS E INOVADORAS PARA MELHORAR A QUALIDADE DE ENSINO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO E A CONTINUAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO TRANPORTE UNIVERSITÁRIO;

NO CASO DA SAÚDE, garantir a melhoria e a humanização do atendimento na rede de saúde pública e na zona urbana e rural.

Diante disso, além do respeito ao eleitores em divulgar as suas propostas de governo, o plano  é de fato humanizado e voltado para  a construção de condições de termos um município estruturado  com modelo administrativo presente nas melhores administrações públicas da atualidade

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

PLANO DE GOVERNO DE LÉA TOSCANO E RAIMUNDO MACÊDO

 




Caros cidadãos de Guarabira,

É com grande honra e senso de responsabilidade que apresentamos nosso plano de governo para a cidade de Guarabira. Este plano é fruto de um trabalho coletivo que visa a construção de uma cidade, inclusiva e próspera, onde todos os cidadãos possam viver com dignidade e qualidade de vida. Sabemos que a transformação que desejamos para nossa cidade só será possível com a participação ativa de cada um de vocês, pois acreditamos que juntos somos mais fortes e podemos construir um futuro ainda mais promissor.

Nosso plano de governo está estruturado em 18 pilares fundamentais: Administração e inovação, Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Mulher e Política de Gênero, Política à Pessoa Idosa, Pessoa com Deficiência, Criança, Adolescente e Juventude, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Urbano, Desenvolvimento Rural, Esporte, Lazer, Habitação, Meio Ambiente, Cultura, Segurança, Infraestrutura. Cada um desses pilares contém propostas concretas e viáveis, pensadas para atender às necessidades reais da nossa população e promover o desenvolvimento de Guarabira.

Utilizando a tecnologia e a inovação queremos proporcionar excelência na gestão municipal, implementando de ações que encurtem distância e promovam a inclusão social.

Nosso compromisso é trabalhar para garantir que todos os cidadãos tenham acesso aos serviços essenciais e às oportunidades que merecem. Queremos uma Guarabira onde cada criança possa estudar em escolas de qualidade, os jovens oportunidades do primeiro emprego, a família tenha acesso aos serviçõs essenciais, o trabalhador tenha a oportunidade de crescer e prosperar, o idoso seja respeitado e tenha uma vida com qualidade e a mulher uma vida com dignidade e longe do ciclo de violência.

Convido vocês a conhecerem detalhadamente nossas propostas e a se unirem a nós nesta jornada rumo a uma Guarabira melhor. Podemos transformar nossa cidade e garantir um futuro com melhores oportunidades para todos.

Com determinação e esperança,

Léa Toscano

Candidata a prefeita de Guarabira





Plano de Governo a ser implantado por Maria Hailéa Araújo Toscano, candidata a Prefeita de Guarabira, pela Coligação VONTADE DO POVO.

Administração e Inovação

✔ Viabilizar o projeto “Prefeitura + perto de de você”;

✔ Promoção de Capacitação de Servidores, através da Escola Municipal da Administração Pública, com o objetivo de melhorar a qualidade e a produtividade, assegurando a transparência aos serviços públicos;

✔ Reestruturar o Orçamento Democrático Participativo para elaboração das Diretrizes Orçamentárias do Governo, levando a participação popular nas decisões de prioridades de ações;

✔ Implantar o acompanhamento e o gerenciamento das ações do governo, baseados na metodologia do Planejamento Estratégico Situacional, garantindo o cumprimento das definições orçamentárias;

✔ Reestruturar o serviço de comunicação entre o cidadão e a prefeitura com o objetivo de atender diretamente os municípes;

✔ Estudo de viabilidade técnica para concurso público municipal visando preenchimento de vagas existentes;

✔ Ampliar o Programa de Assistência à Saúde do Servidor (PASS) com a criação do Centro de Referência com atendimento médico;

✔ Revisão dos PCCR’s (Planos de Cargos, Carreiras e Remunerações) dos servidores municipais incluindo os da saúde;

✔ Revisão na Estrutura Organizacional dos Órgãos da Administração Direta



Fonte : TSE



quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Adesão ao Programa Escola e Comunidade no PAR 4 – Ciclo 2024.

 



1.    O Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Básica (SEB), instituiu o Programa Escola e Comunidade - Proec, conforme a Portaria nº 264, de 1º de abril de 2024. O Programa tem a finalidade de fomentar a parceria entre a escola, a família e a comunidade, na perspectiva da educação integral, por meio da participação de estudantes, profissionais da educação, familiares e membros da comunidade em projetos de formação que envolvam a promoção da cidadania, da cultura de paz e democrática e a melhoria da qualidade da educação pública brasileira.


2.    Uma ação estratégica do Programa é o PDDE Escola e Comunidade, que viabiliza o repasse de recursos financeiros às escolas para execução do Projeto de Formação, conforme regulamentado pela Resolução FNDE nº 16, de 15 de agosto de 2024. 3. Utilizando critérios técnicos, foram selecionadas as escolas elegíveis para enviarem Projetos de Formação, os quais serão financiados com recursos da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC). Para verificar se há escolas na sua rede de ensino elegíveis para participar do PDDE Escola e Comunidade, bem como obter detalhes sobre o processo de Adesão e outras informações sobre o Programa, acesse https://www.gov.br/mec/pt-br/areas-de-atuacao/eb/proec ou clique aqui.


4.    Para que a escola possa elaborar o seu Projeto de Formação, é imprescindível que a Secretaria de Educação faça a Adesão ao Programa Escola e Comunidade no PAR 4 (www.simec.mec.gov.br) clicando no ícone "Programas do MEC" e, em seguida, no "Banner do Programa Escola e Comunidade". Após esses passos, a Secretaria de Educação deverá aceitar o Termo de Adesão, indicar um Articulador para o Programa, selecionar as escolas que participarão do PDDE Escola e Comunidade, podendo inclusive selecionar todas as que forem elegíveis, e enviar eletronicamente para o MEC.


5.    A Adesão ao Programa já está aberta e deve ser realizada pela Secretaria de Educação até o dia 29 de setembro de 2024. No entanto, recomendamos que seja feita o quanto antes, pois é condição necessária para que as escolas elegíveis de sua rede de ensino possam elaborar e encaminhar o Projeto de Formação por meio do Sistema PDDE Interativo.


6.    Em caso de dúvidas, favor encaminhar e-mail para proec@mec.gov.br ou entrar em contato pelo telefone (61) 2022-8358.


Atenciosamente,


 


LOURIVAL JOSÉ MARTINS FILHO


Diretor de Formação e Valorização dos Profissionais da Educação


 


De acordo,


 


KÁTIA HELENA SERAFINA CRUZ SCHWEICKARDT


Secretária de Educação Básica




quinta-feira, 15 de agosto de 2024

O PAPEL DAS INSTITUIÇÓES PÚBLICAS E PRIVADAS NA INCLUSÃO DE PcDs NO MERCADO DE TRABALHO

 


As instituições públicas e privadas devem implementar políticas inclusivas, tornando-se mais conscientes e atentas ao processo de inserção. Para tanto, faz-se necessário desempenhar atitudes inclusivas, que promovam a participação plena da pessoa com deficiência, a valorização da sua potencialidade humana e da sua capacidade produtiva