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TESOURO DA INCLUSÃO - EDUCAÇÃO PARA TODOS

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A inclusão começa com conhecimento e empatia! O Projeto Tesouro da Inclusão oferece, de forma totalmente gratuita, materiais educativos acessíveis, como livros, músicas, peças teatrais e cadernos de atividades – todos com tradução em Libras, garantindo que ninguém fique de fora dessa transformação. Nosso objetivo é transformar escolas, educadores e municípios em verdadeiros agentes da inclusão. Nenhuma escola, professor ou aluno deve ficar de fora! Queremos que essa mensagem chegue a todas as Secretarias de Educação e Inclusão do Brasil. 📚 Acesse agora e faça parte dessa mudança: https://pscarvalho.top/tesouro 💙 Educar para incluir.  Incluir para transformar! Por Natanael Sousa 

Projeto cria programa de capacitação para empregar pessoa com deficiência em áreas com alta demanda

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  Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado 15/05/2025 - 07:48 Fonte: Agência Câmara de Notícias O Projeto de Lei 4349/24 cria o Programa Nacional de Capacitação Profissional Inclusiva (PNCPI). O objetivo é preparar pessoas com deficiência para atuarem em profissões com alta demanda no mercado de trabalho. A Câmara dos Deputados analisa a proposta. Segundo o projeto, entre as áreas de formação prioritárias estão: tecnologia da informação, indústria criativa, atendimento ao cliente, e comércio e administração. Os cursos serão ofertados por meio de parcerias do governo federal com: instituições do Sistema S (Senai, Senac, Sebrae); universidades públicas e privadas; e organizações da ...

A IMPORTÂNCIA DA MÍDIA NA INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

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  Os meios de comunicação de massa são  podem atuar  para reverter o quadro de desconhecimento sobre os impedimentos, deficiências e limitações. Abordando corretamente essas questões, criarão as condições necessárias para que a sociedade atente para o fato de que, mesmo com alguma deficiência, as pessoas podem e devem participar de processo de convivência plana. Referente ao tema a mídia  pode atuar como um meio  de combater  os estigmas, estereótipos e preconceitos. Mostrando que as pessoas com deficiência são pessoas, com direitos e deveres iguais aos dos demais cidadãos. Conclui-se que a mídia é essencial em conscientizar a sociedade  que as pessoa com deficiência como qualquer outra pessoa também são dotadas de direitos, deveres, potencialidades e fragilidades.

INCLUSÃO SOCIAL E O DESENHO UNIVERSAL

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  Desenho Universal é um conceito aplicado principalmente na Arquitetura e na área Tecnológica e tem como proposta construir espaços, equipamentos e produtos a partir de um ‘desenho’ comum que atenda à diversidade e às diferenças humanas.  Ao considerar a diversidade humana, o conceito de Desenho Universal expande a gama de pessoas que podem se beneficiar dos ambientes, recursos e comunicações acessíveis. O Desenho Universal é uma importante metodologia na concepção de espaços inclusivos, seguros e adaptáveis, pois ambientes e produtos devem ser projetados para contemplar as pessoas com e sem deficiência, o que reforça que eles não devem ser construídos de qualquer maneira. Ao contrário, necessitam ser planejados em detalhes.

PCD E A MOBILIDADE URBANA

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   A partir  da LEI Brasileira de  Inclusão de 2015, todo gestor municipal é obrigado a elaborar um plano de rotas acessíveis, nos  seus respectivos planos diretores.Porém , apesar do avanço dessa parte da legislação, as calçadas, as guias, travessia  e  a sinalização ainda estão longe do ideal o que  restringem  o direito à acessibilidade impossibilitando a participação plena da pessoa com deficiência em sociedade, pois é impossível a  inclusão sem acessibilidade 

O REFLEXO DA FALTA DE MEDIDAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO NA VIDA DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

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A educação  inclusiva  está  presente nas falas de algumas  pessoas  e autoridades, mas  o que acontece na prática na maioria  das vezes é  diferente  em todos  os níveis  do poder  executivo  quando  observamos  os seguintes  pontos: - A precária difusão da Libras;  O raro fornecimento de impressos em braile e fonte ampliada; -  Adaptação  errada, quando  acontece, das instalações e mobiliários nas unidades escolares;  -   Problema  da disponibilização de professores auxiliares e/ou cuidadores , levando  os responsáveis  pelos  alunos  procurar  o  poder  Judiciário para a sua  solução; Diante disso, o aluno com deficiência terá  mais  dificuldade  para  acompanhar o processo educacional,  assimilar os conteúdos que são ministrados, bem como desenvolver todas as suas competências, em igualdade de oportun...

NÃO EXISTE INCLUSÃO ESCOLAR SEM ACESSILIDADE!

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  Algo bom é  que  a pauta  da inclusão  social  de pessoas  com  deficiência  nos  últimos  anos  ganhou  visibilidade, Porém,  precisamos  observar  o seguinte  É comum na educação  brasileira muitas escolas de ensino fundamental e médio, bem como até instituições de ensino superior, sem acessibilidade e não atendendo às necessidades especiais de alguns alunos. Essa  falta  de  ações  concretas se opõe  aos discursos  e  avanços  legislativos presenciados  nas últimas  décadas na questão  da  inclusão  das  pessoas  com  deficiências  Assim  sendo,  conclui-se  que apesar  dos  avanços  legislativos na verdade existe uma exclusão social velada quando  não há  acessibilidade nas escolas e em outras  instituições  educacionais.