sábado, 14 de outubro de 2023

PCD NO BRASIL ATUAL


 



“A #pessoacomdeficiência no Brasil, vive uma situação de não-cidadão”.
Afirmo com tranquilidade, que o País garante a esta população #direitos básicos, porém a maioria não tem conhecimento dos seus direitos e nem os caminhos para chegar até eles. Ir e vir, o acesso à escola e ao trabalho são alguns itens com os quais brasileiros PcD`s não podem encontrar com facilidade. Na escala de prioridades do estado brasileiro, o assunto está lá embaixo. Os investimentos são pulverizados e as ações, maquiadas. A LBI (Lei Brasileira de Inclusão) não é divulgada e muito menos tema abordado nos ambientes educacionais.
A ausência de políticas públicas no nosso País cria vulnerabilidade, muitas vezes beirando o acaso, porque a principal temática da LBI é negligenciada. Podemos dizer que a situação após a LBI até melhorou, mas anda a passos de tartaruga, porque não há conscientização da população e, setores públicos e privados não veem o PcD como cidadão ativo econômico e socialmente, e isso é notadamente percebido na defasagem de existência de #politicas publicas específicas para os mesmos
A consequência é a falta de interesse de estabelecimentos privados- que somente cumprem cotas- por exemplo, e não percebem a pessoa com #deficiência como consumidor.

O Estado é omisso fazendo com que mais de 30% da população que é #deficiente permaneça nas mãos de instituições privadas ou de ações solitárias. O Estado não percebe que é mais barato #investir em politicas publicas do que brigar com o PcD. Falta funcionalidade na #lei e punições ao gestor público, sim! A acessibilidade se torna possível para quem tem #dinheiro, mas o pobre não consegue quase nada, porque não tem conhecimento sobre os caminhos para conquista-los. No #Brasil, o tema está ainda em uma sub-pauta e começou a ser realmente debatido somente nos últimos dez anos. Precisamos de mais 25 anos para começar a dar atenção de fato?
O Brasil não precisa de mais leis para a PcD, precisa efetivamente, o que é muito barato e economicamente vantajoso, é investir em EDUCAÇÃO da lei para que o PcD possa #usufruir dos seus direitos.

Fonte:Adequando Realidades  via  Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário