terça-feira, 3 de junho de 2025

A INCLUSÃO NÃO EXISTE SEM A ACESSIBILIDADE

  


A sociedade insiste que a pessoa com deficiência deve participar plenamente: trabalhar, frequentar espaços públicos, estudar. Porém, na prática, não implementa condições reais para que isso aconteça. Restaurantes sem acessibilidade, vagas de estacionamento indevidamente ocupadas, pessoas  sem deficiência que usam os banheiros das pessoas com deficiência, calçadas desniveladas  escolas públicas despreparadas e empresas que não se adaptam são barreiras constantes. 

A acessibilidade  é  a chave para a inclusão verdadeira. Vivemos em uma era onde a diferença é protegida legalmente, mas ainda esbarra em limitações morais e culturais. A falta de acessibilidade é uma discriminação silenciosa, mas extremamente limitante e limitadora. Trata-se de um crime que deve ser combatido por toda a sociedade. Não reconhecer o valor da acessibilidade  é  negar  condições justas para que todos alcancem seu pleno potencial, usufruindo das oportunidades que a sociedade tem o dever de promover.


Logo,o futuro da inclusão depende do comprometimento de cada um de nós para que  possamos juntos construir uma sociedade onde todos tenham a oportunidade de prosperar, independentemente de suas limitações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário