domingo, 15 de junho de 2025

PROFESSOR READAPTADO : A NOVA REALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR E A PRESERVAÇÃO DOS SEUS DIREITOS

Imagem Internet 


Muitos  professores  por causa das mais  diversas enfermidades  estão precisando usar  o instrumento legal  da readaptação   profissional para preservação  da sua sobrevivência  econômica  e  autoestima. Com  a readaptação  o  professor  irá conviver  com  o inesperado  precisando  ter  resiliência e conhecimento  dos  seus  direitos para  não  ser prejudicado  no futuro.

A resiliência  é  necessária, porque muitas  vezes o (a) professor (a) será direcionado  para  exercer  funções  não  a fins a  sua formação  profissional mesmo  que  legalmente o seu direito  é  exercer   funções que  correspondam a  sua fomação  educacional  e  à profissão  que exerceu ao longo  da sua  vida. Então,  o professor  depois  de anos com uma  carreira consolidada e lutando  para retomar  a exercer o seu labor terá  que  enfrentar as desconfianças de seus pares e gestores acerca da sua condição de saúde e da sua atuação profissional na escola.

Moralmente  o  discurso  de  inclusão  social  através  da educação inclusiva das  pessoas  com  deficiência é  destruído pela  prática institucional  do capacitismo velado exposto nas  atitudes  em relação  ao  professor  readaptado.

É importante  ressaltar  também  que, legalmente para  a preservação  dos  seus  direitos  existe  a determinação de que  o professor deve  desempenhar  “funções de magistério” .  incluindo não só a docência, mas também funções de direção escolar, coordenação e assessoramento pedagógico, desde que exercidas dentro das escolas.

Diante  disso, não  podemos permitir o desrespeito  a  nossa  formação, nem  a  nossa  identidade  profissional como  se fosse  um  favor   a nossa  readaptação  e, além  disso, também  temos  que tomar  cuidados para  não perdermos  os direitos que  temos pelo  exercício  do magistério ao longo  da  vida.



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