O modelo brasileiro de educação inclusiva é o mais contemporâneo, mais do que o de vários países. Ágora precisamos continuar na rota de evolução da educação brasileira, e para isso precisamos reconhecer a escola inclusiva como tão importante para o estudante com deficiência quanto para aquele que não tem deficiência.
Porém, Infelizmente, na sociedade brasileira, desde alguns pais e até mesmo entre os professores o preconceito de que que a presença de estudantes com deficiência “atrapalha” a aprendizagem, no entanto, este pensamento é derrubado em pesquisas e evidências concretas que apontam exatamente o oposto.
É comum em diálogos com alguns colegas professores ouvir deles a defesa da segregação dos estudantes com deficiência dos alunos sem deficiência quando eles argumentam que os alunos com deficiência deviam ficar em ambientes separados, em escolas especiais, isolados dos estudantes sem deficiência.”, mas é comprovado que o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas beneficia a todos os estudantes, tenham eles alguma deficiência ou não.
Portanto, apesar de toda a resistência em nossa sociedade à educação inclusiva, é importante a conscientização de que a partir dela será possível a existência de uma sociedade mais plural e democrática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário