segunda-feira, 30 de outubro de 2023

A LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO TEM QUE SER COLOCADA EM PRÁTICA E NÃO FICAR APENAS NO "PAPEL"



 É  de conhecimento geral que no Brasil é comum as leis ficarem apenas restritas a teoria, não sendo colocadas em prática.

´É  preciso pontuar de início que muitas leis ficam apenas no papel, por causa da falta de informação  dos cidadãos. No caso da LBI a pessoa com deficiência, passou a ser vista como sujeito de direitos, e não como objeto de caridade ou de assistencialismo, a igualdade de oportunidades em todos os aspectos da vida, como educação, saúde, trabalho, lazer e cultura entre outros pilares

Vale destacar, o direito a  ACESSIBILIDADE tornando os espaços públicos e privados acessíveis, entre outras medidas. Além disso, a  INCLUSÃO no mercado de trabalho com algumas as regras que prever obrigatoriedade da contratação dependendo do número funcionários  das  empresas também no serviço público.  Outra conquista importante é o direito à educação, que garante que as PcDs tenham acesso à educação em todos os níveis, desde a educação infantil até o ensino superior. A lei prevê ainda a obrigatoriedade de escolas garantirem a acessibilidade pedagógica para todos os alunos. No que se refere a saúde, a lei garante o direito à atenção integral e específica para as pessoas com deficiência, incluindo a prevenção, o diagnóstico e o tratamento quando necessário.

Portanto,  a pessoa com deficiência e os seus familiares  precisam saber para garantir os seus benefícios e viver com mais qualidade de vida. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PISO SALARIAL NACIONAL DOS PROFESSORES: Reajuste de 0,85% para professores em 2026? Isso é descaso

  A  educação brasileira vive um paradoxo cruel: enquanto se proclama aos quatro ventos que ela é a base do desenvolvimento, os profissiona...