terça-feira, 23 de janeiro de 2024

O QUE PROVOCA A FALTA DE INTERESSE DOS JOVENS PELA CARREIRA DE PROFESSOR




É  inegável  a existência  de diversos aspectos que fazem com que a carreira docente não  seja  atraente para os jovens,provavelmente, por causa da remuneração que é baixa se comparada a outras carreiras que exigem o mesmo tipo de formação, não há reconhecimento público, o volume de trabalho é exaustivo em virtude da necessidade de atuar em várias escolas/turmas e as condições de trabalho frequentemente são inadequadas.

Estes baixos salários reduzem a capacidade de atração de novos professores, em especial entre os alunos que se destacaram na educação básica, que tendem a buscar outras oportunidades mais rentáveis. Adicionalmente, estes baixos salários fazem com que vários bons professores acabem por abandonar o magistério ao receberem e reduzem a capacidade de atração de novos professores, em especial entre os alunos que se destacaram na educação básica, que tendem a buscar outras oportunidades mais rentáveis. Adicionalmente, estes baixos salários fazem com que vários bons professores acabem por abandonar o magistério ao receberem propostas mais interessantes, obrigam os professores a se submeter a altas cargas horárias, com impacto sobre a qualidade de suas aulas, e acabam gerando um sentimento de insatisfação com o próprio trabalho, o que desincentiva o aprimoramento profissional, gerando um ciclo vicioso.


Logo,  este cenário  não motiva os jovens  ingressarem na  carreira  do  magistério.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DEFESA DO CONCURSO PÚBLICO E DA ESTABILIDADE DO SERVIDOR

  Em tempos em que se tenta deslegitimar o serviço público e atacar a estabilidade dos servidores concursados , é preciso levantar a voz co...