O Brasil, no ano de2007, aderiu ao que foi estabelecido pela Convenção Internacional da ONU, em Nova York , sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência fazendo uma emenda à Constituição em 2008, como instrumento para gerar maior respeito aos Direitos Humanos,notadamente, das pessoas com deficiência.
Nota-se a princípio, porém, que este processo de conscientização da população sobre as pessoas com deficiência não acontece na prática, ficando restrito mais uma vez ao escrito na Constituição Federal e na adesão Brasil, aos protocolos expostos nas mais diversas convenções internacionais sobre os diversos temas. O Brasil é um país com uma das melhores legislações no mundo sobre os direitos das pessoas com deficiência, mas no cotidiano a legislação não é respeitada.
Vale destacar também que ao não realizar campanhas educativas falando sobre as pessoas com deficiência e os seus direitos e deveres é uma forma equivocada que impede o discernimento para identificar os méritos, habilidades e capacidades das pessoas com deficiência.
Logo, a sociedade brasileira presencia mais uma legislação que não é respeitada,continua com a cultura capacitista e acaba excluindo muitos brasileiros que podem colaborar de várias formas, principalmente, culturalmente e economicamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário