O AMBIENTE ESCOLAR E O SEU PAPEL NO COMBATE AO CAPACITISMO




O início  para conquistar  acessibilidade  atitudinal  em nossa  sociedade  deverá ter início com a inclusão  das pessoas  com  deficiência  no contexto escolar.

Quando  falo  da inclusão  de  pessoas  com  deficiência  no  contexto  escolar,  nas escolas  públicas  e  privadas,  refiro-me  não  apenas  aos  alunos  mais  também  a inclusão  dos  profissionais  com  deficiência, que  tenham competência  para  exercerem  funções  compatíveis  com a  sua  limitação e  habilitação exigida,  em  funções que estes  profissionais   não  fiquem  invisíveis  no ambiente escolar, sendo incluídos  de fato estarão servindo  como  exemplo para estudantes e a comunidade  escolar que  irão vivenciar  que às pessoas  com  deficiência  tem capacidades como qualquer  outra  pessoa   sem  deficiência  e que  a deficiência  não pode  impedi-las de serem protagonistas e, consequentemente, desconstruirá  o rótulo das pessoas  com  deficiência de "coitados" e/ou inferiores.

Assim,  acontecerá  verdadeiramente  a Inclusão  Social  das  pessoas  com  deficiência, porque as crianças convivendo em um ambiente escolar inclusivo irão ver com naturalidade  a  convivência com  pessoas  com  deficiência e a cultura CAPACITISTA  que  temos  em nosso  país será  extinta. 

 

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