O AMBIENTE ESCOLAR E O SEU PAPEL NO COMBATE AO CAPACITISMO
O início para conquistar acessibilidade atitudinal em nossa sociedade deverá ter início com a inclusão das pessoas com deficiência no contexto escolar.
Quando falo da inclusão de pessoas com deficiência no contexto escolar, nas escolas públicas e privadas, refiro-me não apenas aos alunos mais também a inclusão dos profissionais com deficiência, que tenham competência para exercerem funções compatíveis com a sua limitação e habilitação exigida, em funções que estes profissionais não fiquem invisíveis no ambiente escolar, sendo incluídos de fato estarão servindo como exemplo para estudantes e a comunidade escolar que irão vivenciar que às pessoas com deficiência tem capacidades como qualquer outra pessoa sem deficiência e que a deficiência não pode impedi-las de serem protagonistas e, consequentemente, desconstruirá o rótulo das pessoas com deficiência de "coitados" e/ou inferiores.
Assim, acontecerá verdadeiramente a Inclusão Social das pessoas com deficiência, porque as crianças convivendo em um ambiente escolar inclusivo irão ver com naturalidade a convivência com pessoas com deficiência e a cultura CAPACITISTA que temos em nosso país será extinta.
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