segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Exemplos de Capacitismo na Universidade

 




Atitudes e ambientes que representam o Capacitismo estrutural e são comumente observados no contexto do ensino superior:


Compartilhamento de imagem sem descrição (muitas delas informativas e instrutivas).

Editais (internos e externos) sem apoio de LIBRAS para anunciar o direito às pessoas Surdas desde a porta de acesso à instituição.

Softwares e aplicativos com barreiras para a autonomia de profissionais, acadêmicos e visitantes, os quais não contemplam, por exemplo, a experiência da cegueira, daltonismo, dislexia, autismo, surdez.

Espaço pouco acessível no percurso dentro da própria instituição, com ausência de pisos podotáteis, placas com informações visuais, rampas de acesso, contraste de cores, etc.


Recursos pedagógicos que hierarquizam modos de aprender e de demonstrar o que aprenderam; avaliações em formato único e que desconsideram as distintas experiências interseccionais dos estudantes.

Políticas públicas de acessibilidade que não transversalizam a pesquisa, extensão e demais participações de pessoas com deficiência na vida da instituição.



Fonte;   https://educadiversidade.unesp.br/guia-para-praticas-anticapacitistas-na-universidade/#E_no_ambiente_escolaracademico_como_isso_se_aplica:~:text=Pensar%20a%20%C3%A9tica,ou%20atitudes%20capacitistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário