quinta-feira, 3 de abril de 2025

PRECISAMOS QUE O PODER LEGISLATIVO DEFENDA DE VERDADE A INCLUSÃO DE PCDS




 É  comum algumas pessoas que ocupam cargos públicos na atualidade utilizarem  discursos bonitos e até proporem algumas medidas inúteis para criarem a imagem de defensores da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade brasileira em todos os níveis da nossa federação.

 Ao adquirir uma deficiência física   constatei que as minhas limitações físicas, e restrições  são maiores por causa dos obstáculos que o meio apresenta diariamente  como o Capacitismo e a falta de acessibilidade.

O  Capacitismo  está presente quando as pessoas sem deficiência definem que pessoas com algum tipo de deficiência são inválidas  e  não criam ações sérias  que promovam uma inclusão social integral e com respeito ilimitado às PcDs. 

No município que resido não existe ações efetivas dos parlamentares para inclusão das pessoas com deficiência. Já, sugeri de várias formas a criação do CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, mas, não tive retorno e nem presenciei nenhum parlamentar levar o assunto para discussão na "Casa do Povo". O  que presencio são  parlamentares apresentando  medidas generalizadas de pouca valia para inclusão real das pessoas com deficiência no município. Além da omissão no caso de possibilitar a participação cidadã das PcDs no debate público, não existem  propostas direcionadas para a promoção da ACESSILIDADE deste segmento da população local, tais como:

As ruas de paralelepípedos;

As calçadas altas; 

A falta de padronização das calçadas;

 A falta da sinalização em relevo;

Os semáforos sem avisos sonoros;

A construção de rampas e a fiscalização da inclinação adequada para o acesso a lugares sem que as pessoas com deficiência não necessitem de ajuda para subi-las.

Não  adianta  falar  inclusão  no  mercado  de  trabalho  das  pessoas  com deficiência  sem ter compromisso  com a fiscalização   da lei de  cotas  e  sem abordar  a questão  da mobilidade urbana,porque  a  falta  da mobilidade  urbana  adequada  é um problema  que leva muitas PcDs ficarem restritos ao ambiente familiar e médico

Diante disso, é  importante  criar  espaços para  que possamos  lutar pelo direito de acessibilidade, igualdade e pela inclusão das pessoas com deficiência, pois, ninguém mais pode ignorar a existência e direitos  das pessoas com deficiência.










Nenhum comentário:

Postar um comentário