terça-feira, 15 de julho de 2025

A IMPORTÂNCIA DE UM PLANO DE AÇÃOPARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS VOLTADOS À ACESSIBILIDADE DE PcDs NAS ESCOLAS






A garantia do direito à educação inclusiva, prevista na Constituição Federal, na Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015) e no Plano Nacional de Educação, exige que as escolas sejam acessíveis física, pedagógica e atitudinalmente,

Por isso, é importante fazer um mapeamento para chegar  ao diagnóstico que possibilitará  apontar as barreiras  nas escolas da rede municipal de ensino que ainda impedem a plena inclusão de estudantes com deficiência, como:

Falta de rampas, banheiros adaptados e sinalização tátil;

Ausência de mobiliário e recursos didáticos acessíveis;

Formação para professores e funcionários sobre inclusão e direitos das PcDs;


Sensibilizar a comunidade escolar sobre o combate ao capacitismo.


E assim, garantir a acessibilidade plena nas escolas da rede municipal, promovendo uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade.



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