O governo federal destina mais recursos por cada aluno com deficiência matriculado do que os recursos para cada aluno matriculado sem deficiência em no mínimo um acréscimo de 40% visando o direcionamento voltado ao investimento em adaptações e serviços específicos para garantir a inclusão escolar adequada.
Apesar do acréscimo de mais recursos para cada aluno com deficiência matriculado presenciamos escolas sem estrutura adequada que permita promover acessibilidade plena e também a falta de ações para conscientização da importância da inclusão escolar dos alunos com deficiência
Já que o mês de setembro é voltado para a inclusão das pessoas com deficiência, no mínimo, as escolas da rede pública poderiam promover diversas atividades ao longo do mês, visando sensibilizar e conscientizar alunos e a comunidade escolar. Tais como:
- As salas de aula se tornaram espaços de reflexão, com discussões sobre inclusão, abordando diferentes tipos de deficiência, como física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial e múltipla (que envolve mais de uma deficiência em uma mesma pessoa).
Apresentar projetos N o dia 21 de setembro, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Nesse dia, cada escola expor atividades realizadas pelos alunos sobre a inclusão das pessoas com deficiência;
- Promover um ambiente acolhedor, incentivando a inclusão dos alunos com deficiência e envolvendo toda a comunidade escolar, reforçando a importância do respeito à diversidade.
Com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar que a inclusão é um direito humano e uma responsabilidade de todos, sendo essencial destacar os direitos, necessidades e conquistas das pessoas com deficiência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário