A EDUCAÇÃO INCLUSIVA SÓ É POSSÍVEL COM PROFISSIONAIS CAPACITADOS E VALORIZADOS

 


No Brasil  temos  lei que  determina e orienta o atendimento educacional especializado, com o uso das salas de recursos e a oferta de profissionais de apoio, dentre eles Agentes de Apoio à Educação Especial (AAEE),  intérpretes de libras,   respeitando suas particularidades e o ritmo de cada um para  tornar realidade a universalização do acesso à educação básica para a população com deficiência.

Entretanto,  ainda não é comum no Brasil encontrarmos na maioria  das escolas condições de oferecer o mínimo disso , e sim,  é facilmente constatado a existência de profissionais sobrecarregados, o que impede um trabalho de qualidade. Aliás,  existe a carência de educadores, intérpretes de libras e AAEEs, profissionais que são essenciais mas, muitas vezes, são desvalorizados ou contratados, com vínculo precário e em quantidade insuficiente para  atender o número de alunos da educação especial e inclusiva na maioria dos entes federados em  nosso país. Além da falta de profissionais, há sérios problemas estruturais, não de menor importância, que podemos abordá-los em outro momento

Por conseguinte,  a educação inclusiva para alunos com deficiência fica restrita a lei de inclusão , aos discursos hipócritas, pro propagandas mentirosas e na realidade  o que  acontece  são  mães e familiares de crianças com lutando por melhores condições para cuidar de seus filhos com dignidade  que  merecem  e  tem direito.

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