A EDUCAÇÃO INCLUSIVA SÓ É POSSÍVEL COM PROFISSIONAIS CAPACITADOS E VALORIZADOS
No Brasil temos lei que determina e orienta o atendimento educacional especializado, com o uso das salas de recursos e a oferta de profissionais de apoio, dentre eles Agentes de Apoio à Educação Especial (AAEE), intérpretes de libras, respeitando suas particularidades e o ritmo de cada um para tornar realidade a universalização do acesso à educação básica para a população com deficiência.
Entretanto, ainda não é comum no Brasil encontrarmos na maioria das escolas condições de oferecer o mínimo disso , e sim, é facilmente constatado a existência de profissionais sobrecarregados, o que impede um trabalho de qualidade. Aliás, existe a carência de educadores, intérpretes de libras e AAEEs, profissionais que são essenciais mas, muitas vezes, são desvalorizados ou contratados, com vínculo precário e em quantidade insuficiente para atender o número de alunos da educação especial e inclusiva na maioria dos entes federados em nosso país. Além da falta de profissionais, há sérios problemas estruturais, não de menor importância, que podemos abordá-los em outro momento
Por conseguinte, a educação inclusiva para alunos com deficiência fica restrita a lei de inclusão , aos discursos hipócritas, pro propagandas mentirosas e na realidade o que acontece são mães e familiares de crianças com lutando por melhores condições para cuidar de seus filhos com dignidade que merecem e tem direito.
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