terça-feira, 8 de abril de 2025

MATRÍCULAS DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA PODEM RENDER 40% A MAIS DE RECURSOS PARA A REDE PÚBLICA DE ENSINO

Os recursos do Fundeb estão relacionados ao número de matrículas registradas no Censo Escolar do ano anterior, com base nas matrículas e nas ponderações, todo o dinheiro do Fundeb é repassado para as secretarias de educação. Então,quais os  valores dos repasses  por etapas e modalidades  de  ensino?


foto da internet


Primeiramente, é  importante  saber  que a educação brasileira está composta por dois níveis e sete modalidades de ensino. Dentre os níveis, encontram-se a educação básica e a educação superior e suas subdivisões, nas modalidades estão aquelas que contemplam um público específico, que não se encaixa no modelo padrão. Na portaria interministerial  de maio  de  2024, apesenta as seguinte informações sobre recursos públicos para educação:

 No ensino fundamental se há 20% de estudantes com deficiência, esses recebem 40% a mais — com fator de ponderação de 1,4 para cada matrícula no AEE;

As crianças com deficiência na creche recebem ainda mais, porque nessa etapa o fator de ponderação é maior.

 O valor mínimo anual praticado no país por matrícula na creche integral é R$8.032,48 (fator de ponderação 1,5) e no AEE, R$7.468,98 (1,4).

Considerando o pagamento por dupla matrícula, trata-se de um incremento significativo nesse repasse, quando comparado ao valor de referência (matrícula nos anos iniciais do ensino fundamental em tempo parcial urbano, que é de R$ 5.534,99).

Diante disso, é imoral faltar profissionais de apoio para atender as crianças com deficiência e não existir estrutura  com acessibilidade nas unidades escolares de qualquer município ou estado.




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